
O MELHOR MODELO PARA RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS
A crescente adoção de veículos elétricos em condomínios trouxe um novo desafio para síndicos e moradores: como cobrar pela recarga de carros elétricos de forma justa e eficiente? Em vagas fixas, o morador pode instalar um carregador individual e pagar sua conta de luz diretamente. Já em vagas rotativas, onde diferentes moradores utilizam o mesmo ponto de recarga, definir um modelo de cobrança adequado é essencial para evitar conflitos e permitir a recarga de forma justa para todos.
Para ajudar na escolha, comparamos dois modelos:
Cobrança por kWh consumido – Cada usuário paga apenas pela energia utilizada.
Assinatura mensal fixa por usuário e reembolso da energia – Um valor fixo que inclui infraestrutura e suporte, mais o reembolso da energia consumida com a recarga.
Como funciona cada modelo?
Modelo de cobrança por kWh consumido
Neste modelo, o condomínio ou operador do carregador cobra dos usuários conforme a quantidade de energia utilizada. O valor por kWh pode variar dependendo do fornecedor da infraestrutura de recarga e do custo da energia elétrica, mas será sempre acima do custo real do kWh pago pelo condomínio à concessionária.
Vantagens
Pagamento proporcional ao consumo real.
Desvantagens
Infraestrutura elétrica e conectividade na maioria dos casos não estão incluídas, podendo gerar custos extras para o condomínio.
Taxas administrativas e penalidades rescisórias em contratos de longo prazo.
Preços sujeitos a reajustes nem sempre claros, tornando difícil prever os custos mensais.
Alguns fornecedores não repassam 100% do custo da energia ao condomínio ou operador, gerando custo para o condomínio.
A economia percebida pode ser ilusória, pois muitos serviços essenciais são cobrados separadamente.
Modelo de assinatura mensal fixa por usuário com reembolso de energia
Cada usuário paga uma mensalidade fixa que inclui tudo: carregador, instalação, software de gestão, suporte técnico e muito mais, sem surpresas no orçamento. Além disso, a energia consumida é reembolsada ao condomínio pelo valor da concessionária, garantindo que você não pague nada além do necessário para carregar seu carro.
Vantagens
Custos previsíveis, sem surpresas na conta.
Infraestrutura completa incluída (instalação, carregador e conectividade).
Menor impacto de reajustes tarifários, pois o custo da energia é reembolsado ao condomínio.
Sem multas rescisórias abusivas.
Modelo sustentável para longo prazo, sem cobranças ocultas.
Desvantagens
Para quem usa muito pouco, a assinatura pode parecer um custo fixo desnecessário – veremos adiante que a diferença de custo é muito pequena, mas com muito mais conforto e segurança.
Comparação de custos
Ao avaliar a viabilidade de um carregador compartilhado em condomínios, é essencial entender como os custos são divididos entre os usuários. Nesta análise, simulamos um cenário em que três a quatro motoristas utilizam o mesmo carregador para carregar seus veículos elétricos, considerando os dois modelos de cobrança apresentados neste artigo.
A simulação leva em conta uma quilometragem média mensal de 900 km por usuário. Vamos apresentar os custos totais de ambos os modelos para três dos veículos elétricos mais vendidos no Brasil atualmente: BYD Dolphin, GWM Haval e Volvo XC40.
Cenário de Uso
3 a 4 usuários em um carregador compartilhado
Assinatura mensal fixa por usuário: R$99,90
Distância percorrida mensal por usuário: 900 km
Tarifas de energia
Recarga AC (7 kW): R$1,99/kWh
Tarifa Residencial exemplo: R$0,89/kWh
Assinatura mensal fixa por usuário: R$99,90
Veículos considerados
BYD Dolphin (44,9 kWh | 291 km autonomia | 10 kWh/100 km)
GWM Haval H6 PHEV (34 kWh | 170 km autonomia | 20 kWh/100 km)
Volvo XC40 Recharge (78 kWh | 420 km autonomia | 18,5 kWh/100 km)
Exemplo prático
Passo a passo do cálculo para cada veículo
Para ilustrar, vamos detalhar o cálculo dos custos mensais para cada modelo de veículo, considerando a distância mensal de 900 km por usuário.
1. BYD Dolphin

Custo por usuário para cada modelo de cobrança:
Assinatura mensal fixa: R$ 99,90 + reembolso de energia = R$ 80,10. Custo total: R$ 180,00
Cobrança por kWh (Carregador de 7kW AC): 90 kWh × R$ 1,99/kWh = R$ 179,10
2. GWM Haval H6 PHEV

Custo por usuário para cada modelo de cobrança:
Assinatura Mensal Fixa: R$ 99,90 + reembolso de energia = R$ 160,20. Custo total: R$ 260,10
Custo por kWh (Carregador de 7kW AC): 180 kWh × R$ 1,99/kWh = R$ 358,20
3. Volvo XC40 Recharge

Custo por usuário para cada modelo de cobrança:
Assinatura Mensal Fixa: R$ 99,90 + reembolso de energia = R$ 148,19. Custo total: R$ 248,10
Cobrança por kWh (Carregador de 7kW AC): 166,5 kWh × R$ 1,99/kWh = R$ 331,34
Conclusão
Para entender qual modelo de cobrança é mais vantajoso, comparamos os custos de recarga para em dois formatos de cobrança: assinatura fixa + reembolso de energia e cobrança por kWh consumido. A análise foi feita simulando cenários com 3 e 4 usuários compartilhando o carregador.
Confira no gráfico abaixo como cada modelo de cobrança impacta os custos e qual oferece a melhor:

O modelo de assinatura se destaca como a opção mais vantajosa em todos os cenários.
Ao comparar a cobrança por kWh com a assinatura fixa, fica evidente que o modelo de cobrança mensal oferece mais benefícios, como previsibilidade financeira, suporte dedicado e ausência de cobranças extras. Isso garante mais segurança e transparência para os usuários.
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